sexta-feira, 24 de julho de 2009

Heterónimos...

Ao contrário dos pseudónimos - vários nomes para uma mesma personalidade - os heterónimos constituem várias pessoas que habitam um único ser. É como se "eus" fragmentados e múltiplos explodissem dentro do individuo, gerando pessoas totalmente diversas.

O próprio Fernando Pessoa explicou os seus heterónimos:

"Por qualquer motivo temperamental que me não proponho analisar, nem importa que analise, construí dentro de mim várias personagens distintas entre si e de mim, personagens essas a que atribuí poemas vários que não são como eu, nos meus sentimentos e ideias, os escreveria.




Assim têm estes poemas de Caeiro, os de Ricardo Reis e os de Álvaro de Campos que ser considerados. Não há que buscar em quaisquer deles ideias ou sentimentos meus, pois muitos deles exprimem ideias que não aceito, sentimentos que nunca tive. Há simplesmente que os ler como estão, que é aliás como se deve ler."

Digamos que os heterónimos permitem sermos "outro" como se nascêssemos com ideologias, crenças e conceitos diferentes. Diria mais, permite-nos na certa ser quem gostaríamos de ser mas com outra identificação, ou então revelar as outras facetas da nossa personalidade...

Mas... não será o ser humano deveras frágil para tentar tal feito?...
Porém este poderá ser um método para nos abstrairmos da nossa própria realidade e assim mantermos o equilíbrio emocional... Quem sabe...


Li...

2 Pérolas:

José Rios disse...

Abraça uma árvore com força,sente a sua energia e rouba-lha sem medo.Olha o mar e viaja para fora da realidade...

Flor * disse...

Adorei :)

Enviar um comentário

 
Only Time. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino